Notícias

Prefeitura disponibiliza edital com valores do IPTU 2024

  • Assessoria/PMU
  • 10 de jan. de 2024
Prefeitura disponibiliza edital com valores do IPTU 2024

Carnês começarão a ser enviados pelo correio na primeira quinzena de fevereiro com vencimento para 15 de março

 

A Prefeitura de Umuarama disponibilizou nesta quarta-feira (10) o Edital de Notificação de Lançamento n° 008/2024, que apresenta os valores do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2024. O documento pode ser acessado na página inicial do site – no rodapé, em serviços ao Cidadão. Os carnês vão começar a ser enviados pelo Correio no início da primeira quinzena de fevereiro.

Os proprietários de imóveis em Umuarama não devem ficar preocupados, pois o vencimento do imposto será apenas no dia 15 de março. O secretário municipal de Fazenda, Marcos Navarro, relata que quem decidir pagar à vista terá um desconto de 6% sobre o valor lançado. “Os contribuintes também podem optar pelo pagamento em até 10 parcelas, sendo que a primeira delas vence também no dia 15 de março”, indica.

Ele acrescenta que, assim como já vem acontecendo nos últimos quatro anos, o contribuinte não receberá mais um carnê com todos os boletos, mas apenas o documento para pagamento em cota única. “Neste documento que será enviado via Correio consta o valor total lançado, o valor do imóvel, a possibilidade de parcelamento, o valor e o vencimento de cada parcela, entre outras informações, tudo de forma objetiva e clara”, pontua.

Navarro comenta ainda que o imposto deste ano foi reajustado apenas com o índice da inflação, medido pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor – Amplo), que foi de 4,68% de novembro a novembro. “É sempre fundamental que o contribuinte mantenha o endereço atualizado no cadastro imobiliário da Prefeitura para que receba a correspondência de forma segura. Os documentos serão entregues nas casas (e apartamentos e empresas) por volta da segunda quinzena de fevereiro”, detalha o secretário, acrescentando que apenas os imóveis rurais ou com endereço incompleto não enviados via Correio.

 

CASOS DE ISENÇÃO

Marcos Navarro explica que o período para protocolar pedido de isenção do pagamento do IPTU vai também até o dia 15 de março e pode ser feito por proprietário de um único imóvel de área construída até 70 m² e que sirva de sua residência e com renda familiar de até dois salários-mínimos, ficando excluídos desta isenção os apartamentos constituídos em forma de condomínio ou não.

Também podem requerer isenção o aposentado com mais de 60 anos de idade, a pessoa com deficiência ou doença incapacitante que impeça de trabalhar, a viúva ou o aposentado por invalidez que tenha um único imóvel, destinado à residência familiar e que ganhe até dois salários-mínimos mensais. “No valor do IPTU está incluída tanto a taxa de coleta de lixo quanto a Cosip (Contribuição de Serviço de Iluminação Pública)”, comenta.

É possível também gerar o documento no site da Prefeitura, no endereço eletrônico www.umuarama.pr.gov.br e clicar na aba ‘Cidadão’. O segundo passo é clicar em ‘IPTU 2ª via’, depois em ‘Débitos’ e finalmente em ‘Emissão de 2ª via de carnê’. É possível também solicitar o boleto enviando um e-mail para [email protected].

 

Veja o Edital com os valores do IPTU clicando aqui.

 

Fonte: https://www.umuarama.pr.gov.br/noticias/fazenda/prefeitura-disponibiliza-edital-com-valores-do-iptu-2024 

Imobiliária
Anuncie seus imóveis aqui!