5 passos para a compra do primeiro imóvel
Você decidiu dar um grande passo: a compra do primeiro imóvel. Para que o sonho não vire pesadelo alguns cuidados devem ser tomados.
Por ser um investimento em longo prazo a compra de uma casa, apartamento ou terreno requer planejamento. Mesmo em épocas de grandes oportunidades e diante de um ótimo negócio é importante deixar a emoção e expectativas de lado e pensar de forma racional para fazer uma excelente escolha.
Quer evitar armadilhas e realizar o sonho do primeiro imóvel com segurança? Confira algumas dicas:
1 - Contrate um profissional da área
O processo de compra e venda envolve uma série de fatores como a avaliação do imóvel, legislação, burocracia e grandes somas em dinheiro e qualquer erro pode custar muito caro. Não abra mão da negociação intermediada por um profissional experiente como um corretor que pode facilitar todo processo e minimizar riscos.
2 - Pesquise
Em meio a tantas oportunidades como encontrar aquela ideal para você? Pesquise, compare, busque detalhes sobre os imóveis e destine tempo para conhecê-los acompanhado de seu corretor de confiança. O Imobiliário Paraná é o maior veículo de imóveis da região e pode te ajudar nesse processo.
3 - Escolha o tipo do imóvel ideal para você
Por mais simples que pareça, a escolha do seu primeiro imóvel deve ir além de uma boa localização e da aparência. É preciso oferecer conforto, qualidade de vida e ir de encontro a tudo que você e sua família consideram importante. A coluna do Marcos Willens aqui no Imobiliário pode ajudar.
Leve em conta o tamanho do imóvel, a infraestrutura do bairro ou condomínio, a localização e o preço. Não se esqueça de visitar o imóvel acompanhado do seu corretor, passar pelo bairro em horários diferentes do dia e se o imóvel for uma casa ou apartamento dar aquela geral em todos os detalhes: do piso ao teto, da área externa até a interna.
4 - Tenha um plano financeiro
Tenha os pés no chão para evitar dívidas. Faça uma simulação de crédito para descobrir o valor da entrada, parcelas a assumir e o quanto do orçamento você pode comprometer por mês, caso pretenda financiar.
5 - Lembre-se das outras despesas
Um erro comum aos compradores de primeira viagem é desconsiderar o dinheiro gasto com taxas e impostos. Lembre-se de checar com o seu corretor quais taxas precisarão ser pagas, o valor do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis e as características do financiamento para evitar surpresas desagradáveis.
Ficou em dúvida? Escreva pra gente.