Projetos aprovados em Umuarama superam período pré-pandemia
E uma boa notícia para a cidade: o volume de projetos para obras civis aprovados pela Prefeitura, atingiu o maior índice mensal do ano no mês de julho.
De acordo com a Diretoria Municipal de Planejamento Urbano, durante o período foram liberados 25.366,96m² de construções – volume pouco superior a maio (25.028,93 m²) - até então o maior índice mensal de 2020. No acumulado do ano, a Prefeitura de Umuarama já liberou 142.732m² de obras.
A pandemia ainda não passou, mas na avaliação do prefeito Celso Pozzobom, “seus efeitos econômicos estão sendo superados e a aprovação de projetos é um bom termômetro para comprovar essa recuperação”, disse.
Com os números em alta, a construção civil tem sido um dos segmentos responsáveis pelo cenário otimista na cidade. Apesar de todos os efeitos da crise, a média de aprovação de projetos segue o ritmo o registrado em 2019.
“No ano passado, a média fechou em 20.850 m² de projetos aprovados por mês e neste ano estamos com 20.390 m²/ mês. Se o ritmo de julho continuar, vamos fechar com uma média ainda melhor que a atual”, avaliou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima.
O bom desempenho da construção civil movimenta vários setores da cidade. “Além de gerar emprego, taxas e tributos, a venda de material de construção, acessórios, mobília, eletrodomésticos e eletrônicos faz girar a economia, garantindo emprego e renda no comércio em geral”, lembra o prefeito.
Para ele, “tudo isso mantém a cidade nos trilhos do desenvolvimento, superando desafios – como a pandemia – e atraindo o olhar de novas empresas e investidores”, completou Pozzobom.